NOTÍCIAS
Publicada em: 19/05/2017

Projeto realiza campanha educativa para gestantes de baixa renda

A gravidez provoca um turbilhão de novas sensações na mamãe. Quando acontece na adolescência, de forma não planejada ou em situações financeiras difíceis,  a ansiedade, insegurança, medo e até rejeição podem explodir. Foi nesse contexto, que a enfermeira Gislaine Gonzaga, que trabalha com saúde da família, criou o projeto FotográVIDA, em 2012, para melhorar a autoestima das grávidas de baixa renda.  "Na época, percebi que presentear as meninas com o kit enxoval não seria o bastante para dar a elas a alegria da maternidade, foi assim que tive a ideia de fazer uma sessão de fotos com cada grávida". 
 
O resultado, segundo a enfermeira, foi surpreendente. "As meninas ficaram tão felizes que começaram a se achar bonitas e a gostar da barriga, curtir a maternidade e até postaram as fotos nas redes sociais, algo que não faziam antes". 
 
As primeiras sessões de fotos foram realizadas num consultório improvisado da unidade de saúde do Jardim Guanabara, onde as meninas se reuniam para receber orientações sobre maternidade. De lá pra cá, quase 50 mamães já se tornaram modelo por um dia. "Nós fazemos toda a produção das menianas. Elas têm um verdadeiro dia de princesa", conta Gislaine.
 
Para mostrar a força, superação e beleza da maternidade, a enfermeira fará uma exposição com 30 fotos, no sábado (20/5), das 8 às 12h, no espaço IPÊ, no Jardim Guanabara. Durante o evento, o Grupo Qualidade em Saúde, que reúne mais de 700 clínicas odontológicas em todo o Brasil e 40 profissionais em Goiás, realizará a Campanha Nacional Check-up Preventivo Digital e Saúde das Gestantes. 
 
A Campanha visa orientar as futuras mães sobre os cuidados necessários para manter a saúde bucal durante a gestação e dos bebês.  A cirurgiã-dentista, Andreia Coelho, explica que o acompanhamento odontológico durante o período gestacional é de extrema importância, pois o dentista irá orientar a paciente a respeito de todas as alterações que podem ocorrer em sua saúde bucal e tomar medidas preventivas para evitar futuros problemas. "Durante o período de gestação, o organismo passa por diversas alterações que, em alguns casos, levam ao aparecimento de problemas como a gengivite e a cárie e estes, em seus estágios mais graves, podem afetar o bebê e levar a problemas como baixo peso ou até mesmo partos prematuros." 
 
 Além da orientação sobre a saúde bucal da gestante e dos bebês,  as grávidas vão aprender exercícios com a doula Lana Luna, para auxiliar no parto, e serão orientadas pela consultora em amamentação, Karina Santos.
 
SERVIÇOS: CAMPANHA NACIONAL DE SAÚDE DA GESTANTE
DIA: 20 de maio, sábado
HORÁRIO: 8 ÀS 12H
LOCAL: Espaço Ipê
ENDEREÇO: Rua Juiz de Fora Qd 10 Lt 07 - Jardim Guanabara
OUTRAS NOTÍCIAS
FACEBOOK
Av. Anhanguera, 5674 - 1° Andar, Ed. Palácio do Comércio - Centro
Goiânia - Goiás - CEP: 74043-010 - Fone: (62) 3534-0100

PRODUZIDO POR: